Sobre arte e educação

Lâminas do diafragma:

mais é melhor?

Por André Araújo Lima 11/05/2023

Este artigo pretende aprofundar o conhecimento sobre a relação entre o número de lâminas do diafragma de lentes fotográficas e o resultado estético da imagem chamado Bokeh. Você provavelmente já sabe que a abertura de sua lente afeta a profundidade de campo. Se você fotografar com uma grande abertura, terá uma profundidade de campo rasa. Essa profundidade de campo rasa permite tirar fotos com objetos nítidos e fundos suaves e desfocados. Quando seu assunto é isolado de seu plano de fundo, isso dá a eles destaque e significado. Vamos entender melhor com isso funciona.


Esse é o diagrama de abertura do diafragma fotográfico. Observe que maiores aberturas permitem maior passagem de luz e menor profundidade de campo. Enquanto menores aberturas produzem maior profundidade de campo com menor passagem de luz, considerando, nas duas situações, a velocidades de obturação proporcionais ao número f.

Controlando a abertura do diafragma


O diafragma é um dispositivo localizado no interior das objetivas fotográficas, responsável pelo controle da variação da quantidade de luz que ultrapassa o corpo da câmera até chegar nos sensores ou negativos fotossensíveis. Ele é composto por lâminas muito finas que se movimentam de modo sincronizado para abrir ou fechar o plano onde está localizado, permitindo assim estabelecer a profundidade de campo, por exemplo, aumentando ou diminuindo o alcance do foco na imagem. Uma numeração universal, identificada pela letra “f” corresponde às aberturas do diafragma: 1.2, 1.4, 2, 2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22, 32, 45, 64, etc. Uma fórmula bastante conhecida no mundo da fotografia calcula o número “f” do diafragma pela divisão da distância focal pela abertura efetiva ou diâmetro do diafragma. 

f= DF/A.


O efeito Bokeh


A qualidade da parte fora de foco de uma foto é chamada bokeh. O bokeh, no entanto, pode ser suave e sem distração ou crocante e desconcertante. O número de lâminas que compõem a abertura da sua lente é o que faz a diferença entre bokeh agradável e bokeh ruim. Ruim não é um termo que eu gostaria de usar, mas é como maioria dos fotógrafos se refere a este efeito quando não atende certos padrões estéticos.


A abertura da sua lente é acionada mecanicamente (me refiro a construção das lâminas no interior da objetiva e não ao processo de movimentação destas, que pode ser produzido eletronicamente), e funciona como a pupila do seu olho. Ele pode ser aberto ou fechado em um pequeno círculo. Quando sua lente é totalmente aberta, seu bokeh sempre será circular, pois as lâminas de abertura são retraídas para dentro do compartimento da lente. Quando você começa a diminuir a abertura, no entanto, é quando as lâminas entram em ação. Esse assunto pode parecer trivial para fotógrafos iniciantes, mas acredite, isso influencia na captura da sua imagem.


Diferentes Aberturas em Lentes


Algumas lentes têm apenas 5 ou 6 lâminas na abertura, e outras lentes podem ter 9 ou até 14 lâminas na abertura. Em lentes mais baratas, é mais comum ver 6 lâminas em uma abertura, e em lentes mais profissionais é mais comum ver 9 lâminas. Além do grande número de lâminas, é se elas são colocadas retas ou se são arredondadas. Na comparação acima, você pode ver que a abertura arredondada da imagem da esquerda faz uma forma mais próxima de um círculo do que a outra abertura que forma um pentágono com cantos duros, imagem da direita. Embora possa não fazer muita diferença para alguns, a maioria dos fotógrafos prefere a abertura arredondada para que o bokeh pareça suave e circular.

 

A lente da direita com mais lâminas, que são arredondadas, geralmente é a preferida entre os fotógrafos. Pense desta forma: se sua câmera tiver 5 lâminas de abertura, quando elas começarem a fechar, elas formarão um círculo com uma leve forma de pentágono ao redor da borda. Como resultado, as áreas fora de foco assumem a forma de pentágonos suaves em vez dos círculos suaves que os fotógrafos desejam. Se você tiver mais lâminas, à medida que a abertura se fecha, ela se fecha em uma forma muito mais próxima de um círculo perfeitamente redondo.


Conclusão


Então, qual é o número ideal de lâminas para ter? A maioria concorda que 9 lâminas são perfeitas, mas é uma questão de preferência pessoal. Alguns fotógrafos são bastante exigentes quanto à forma do bokeh, e outros nem se importam. De fato, as lentes de ponta, como a Canon e a 24-70 f/2.8 da Nikon, possuem 9 lâminas. Essas lentes são geralmente consideradas como a nata da cultura quando se trata de bokeh suave. As lentes menos desejáveis ​​em termos de bokeh normalmente têm 5 lâminas de abertura. A maior parte das lentes de consumo e de nível médio geralmente possui 7 lâminas.



Artigos recentes

Arte e guerrilhas feministas

02/05/2024

Belas-Artes

morreu?


02/05/2024

Anselm Kiefer:

um artista entre

o céu e a terra

02/05/2024

The point of using dummy text for

02/05/2024

The point of using dummy text for

02/05/2024