fotografia
Por André Araújo Lima 19/08/2024
Há um interesse crescente sobre fotografia, é um hobby em expansão praticado por um grande número de pessoas em todo o mundo. Com a prevalência de imagens de alta qualidade de nossos telefones e câmeras dedicadas amplamente disponíveis, não é de se admirar que a arte seja tão popular. Mas nem tudo são rosas, e há algumas coisas desconfortáveis que é melhor entender desde o início. Aqui estão cinco verdades sobre a fotografia:
Novos corpos, lentes e acessórios são divertidos e emocionantes, mas não vão torná-lo melhor na fotografia. Para ser um fotógrafo melhor você precisa aprender a encontrar imagens. O equipamento pode ajudá-lo a capturá-las, mas a parte de encontrar depende de você.
Sempre que penso em comprar um novo equipamento, pergunto-me: "O meu equipamento atual promove toda a minha base como fotógrafo?" Às vezes, a resposta é sim. Pode ser que a lente que tenho usado para fotografia noturna seja muito lenta para obter os detalhes de que preciso, ou as limitações do meu corpo atual estejam me impedindo de expandir a foto final com o tamanho e os detalhes exigidos por um cliente. Nesses casos, quase sempre tenho uma imagem específica que quero fazer, mas não consigo, devido ao meu equipamento.
Mais frequentemente, porém, a resposta para saber se meu equipamento está me segurando é não. A verdadeira razão pela qual eu quero uma nova peça de equipamento é que ela é mais avançada e sofisticada. Eu posso cobiçar coisas novas da câmera, mas se esse equipamento não melhorar minha fotografia de uma maneira muito tangível, eu não compro.
Algumas imagens requerem determinados equipamentos. Sem uma grande angular, esta foto noturna da cidade de Santiago teria sido impossível.
Lembre-se de que uma boa fotografia vem da sua técnica e da sua mente, não da sua carteira.
2. Não há "jeito"
Algumas pessoas fotografam rapidamente, outras mais devagar, mas todo mundo tem que aprender. A fotografia é uma arte, não um dom.
Algumas vezes, ouvi de pessoas olhando para uma das minhas imagens: "Você tem um dom desses". Sei que estão a ser gentis, que estão a fazer um elogio, mas não posso deixar de me sentir insultado. Quero dizer: "Não é um presente! Trabalhei duro para fazer essa imagem! Resultado de anos de esforço, de madrugadas e horas de viagem, de estudo e prática, dezenas de milhares de disparos fracassados e apagados e milhares de reais em equipamentos. Nada sobre essa imagem me foi dada, eu a mereço."
Claro, não digo isso. Em vez disso, sorrio como se eles tivessem acabado de dizer a coisa mais bonita e agradeço.
A fotografia pode ser aprendida. Com a prática, você pode ver a maneira como as linhas e a luz interagem para criar uma imagem agradável. Ou como esses elementos podem ficar confusos, resultando em uma foto que simplesmente não funciona. Com tempo e esforço, você fica melhor em reconhecer a diferença. É um processo em que trabalho todos os dias.
Então, não, fotografia não é um jeito, é trabalho.
3. Você tem que ser paciente
Passei alguns minutos segurando uma lente grande para fazer essa imagem, enquanto esperava a atriz expor seu braço na cadeira sob a luz do palco.
Sim, muita e muita paciência.
Frequentemente, temos que esperar, e esperar... e aguarde.
As páginas das revistas estão repletas de imagens espetaculares, cronometradas à perfeição. As imagens foram feitas porque o fotógrafo soube ser paciente. As melhores imagens exigem tempo e esforço.
Esta é uma realidade difícil de engolir para muitos dos meus clientes (alunos). Eles só querem que a foto esteja lá, embora raramente esteja. Para ser honesto, não sou muito bom em paciência. Gosto de me mover e explorar, mas são as vezes em que me forço a esperar e se sentar em silêncio, que muitas vezes saio com algo bom.
4. Não há nada errado em ser amador
Ser um amador não significa que você é menos talentoso do que um fotógrafo profissional. Na verdade, em muitos casos, eu diria que é exatamente o contrário. Veja bem, os profissionais gastam muito (a maioria mesmo) do seu tempo fazendo o trabalho sujo: faturamento, marketing, tapa no computador e muito menos tempo realmente fazendo e trabalhando com imagens. As imagens que nós, profissionais, filmamos são muitas vezes aquelas feitas para clientes, não aquelas que fazemos para nós mesmos. Inerentemente, fotos feitas para os outros não são tão boas quanto aquelas pelas quais somos apaixonados. Amadores podem fotografar o que quiserem, e isso significa que eles estão fazendo fotos que importam para eles.
A habilidade e a sensibilidade artística não são o único território dos profissionais. Alguns dos melhores fotógrafos que conheço não vivem disso.
Não sou o primeiro a dizê-lo, mas vou repeti-lo. Se sua imagem é ruim quando entra no Photoshop ou Lightroom, ela vai ser ruim quando sair, não importa o quanto você a corte, adicione contraste ou satura.
Essa imagem deu muito trabalho no pós-processamento, mas era uma imagem sólida.
Nada no Lightroom transformará uma imagem ruim em boa. Não processe demais suas
imagens. O que importa em uma imagem é a maneira como ela fala com o espectador,
que a foto significa alguma coisa. Torne sua imagem significativa e você nunca mais
precisará confiar no pós-processamento para obter sucesso.
No final, o que realmente importa na fotografia não é a imagem final, mas o processo de fazê-la. Portanto, esqueça o novo equipamento, pratique a arte, seja paciente, não se prenda a rótulos e faça sua melhor imagem na câmera. Todo o resto são detalhes. Você tem mais alguma coisa que você adicionaria a esta lista? Compartilhe nos comentários abaixo.
Artigos recentes
02/05/2024
02/05/2024
02/05/2024
The point of using dummy text for
02/05/2024
The point of using dummy text for
02/05/2024